terça-feira, 27 de agosto de 2013

Apetrans realiza “Movimento em Combate à Violência e Acidentes na Promoção da Saúde” em Socorro do Piauí


              A Apetrans realizou de 19 a 24 de agosto o “Movimento em combate à violência e acidentes na promoção da saúde” na cidade de Socorro do Piauí, situada a 416 Km de Teresina. A proposta contemplou duas atividades: a “Gincana Escolar com o Jogo Labirinto do Trânsito” e o “Seminário Sobre Violência e Acidentes no Piauí”.

          As escolas que participaram da gincana foram U.E Francisco Texeira, U.E Abdias Gomes, U.E. Sinobilinon vieira, U.E. Regino Marques, U.E. Pequeno Príncipe. A gincana trabalhou com alunos do ensino fundamental II, onde foram realizadas redações com temas livres sobre o trânsito, desenho de trânsito, vídeo-palestras, atividade de rua e o jogo “Labirinto do Trânsito”. A escola vencedora foi a U.E. Sinobilinon Vieira.
               Para finalizar a proposta, foi realizado no dia 24, um seminário sobre a violência e acidentes no estado do Piauí. O objetivo foi reunir educadores e a comunidade na solução dos problemas apresentados. Os temas abordados foram: violência doméstica, violência sexual, bullying e preconceito, álcool e drogas e acidentes de trânsito. Para introduzir cada um dos cinco temas, atores do grupo de teatro de Teresina realizaram dramatizações. Também foram exibidos diversos vídeos e dados sobre os temas, onde os participantes foram convidados a darem depoimentos e comentários. No final foram sorteados diversos prêmios.

1 - Redação e Desenho de Trânsito

Os alunos das cinco escolas foram divididos em equipes e realizaram redações individuais com tema livre e desenhos coletivos sobre trânsito.  Veja as redações e desenhos vencedores!














2 - Vídeo-Palestra

As equipes das cinco escolas assistiram uma vídeo-palestra com vídeos sobre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Após cada vídeo eram respondidas questões para acumularem pontos na gincana.








3 - Trabalho de rua

As três escolas que acumularam maior pontuação nas atividades anteriores, tiveram as equipes vencedoras no trabalho de divulgação do "Seminário Sobre Violência e Acidentes no Piauí", além de colarem adesivos educativos nas motos e capacetes e distribuírem chaveiros como brinde.















4 - Labirinto do Trânsito

Após o trabalho de rua, as equipes das três escolas competiram na final da gincana com o jogo "Labirinto do Trânsito".











5 - Seminário Sobre Violência e Acidentes no Piauí

O seminário uniu alunos, educadores e comunidade para discutirem sobre os temas propostos, assistirem a cinco apresentações teatrais, vídeos e concorrerem a diversos prêmios.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário